sábado, 11 de janeiro de 2014

Ex técnico do Linhares, pinta no futebol dos Emirados Arabes Unidos e diz impressionado com a estrutura do país estrangeiro!

Depois de  levar o Linhares a final do campeonato capixaba de 2011 e não ter tido o reconhecimento no futebol no Estado e nem da *imprensa local, o jovem treinador Wildson dos anjos aterrissou no dia 13/09/13 nos Emirados Árabes Unidos  para um novo desafio.
O blog não poderia deixar o leitor desinformado, e  por isso resolveu entrar em contato  com o professor Wildson, para saber das novidades e manter os Linharenses bem informados. Afinal, esse jovem promissor merece nosso total reconhecimento. Ele é fruto de nossa terra e devo lembrá-los, que com tão pouco tempo de trabalho, ele Levou o Linhares a final do Campeonato capixaba. Onde treinadores com mais "bagagens"  e com clubes melhores estruturados, si quer chegaram a uma final de campeonato. Na ocasião, a TV gazeta elegeu um jogador muito querido de todos nós Linharenses como destaque do campeonato, que por sinal, tem um nome consolidado no futebol nacional, e, é motivo para nós linharenses se orgulhar. Portanto, não estou dizendo que o jogador eleito pela imprensa não foi merecedor. Porém, naquele momento, ao escolher um jogador de "nome", deixaram passar despercebido ou ignoraram que um jovem de apenas 27 anos de idade, acabara de colocar um time na final do campeonato!
A mídia tratou como a maior normalidade e ignoraram o trabalho do jovem treinador e hoje ele respira novos ares fora do Brasil.
 Veja abaixo, a entrevista concedida pelo professor Wildson ao Blog dos Amigos do futebol:
Blog quer saber: Como que Wildson dos Anjos foi parar nos Emirados Árabes Unidos?
Wildson: Cheguei na Arábia através do Brasileiro Paulo Aniceta Ferreira, hoje meu amigo, Ele  assumiu a gerência do futebol do Al Hamriya Cultural Sports Club, no qual o presidente é o Sr. Thani Obied Al Shamsy que vem implantando uma nova filosofia no futebol do país. Paulo após assumir a gerencia de futebol, percebendo algumas dificuldades do clube.. sentiu a necessidade de buscar um treinador que o ajudasse nos trabalhos nas categorias de base...
Blog: Como o brasileiro Paulo Aniceta Ferreira chegou até você?
Widson: Ele iniciou uma busca por treinadores no Brasil, foi fazendo contatos  com seus amigos e profissionais do ramo. Até que através de pessoas que ele conhecia no ES, alguém citou meu nome, e disse que  eu tinha o perfil e experiência para o trabalho no qual ele queria. Enfim, após alguns contatos com pessoas de Linhares... ele conseguiu o meu telefone com o Adauto Menegussi...
Blog: Imaginamos, que mesmo diante de uma boa proposta salarial, não foi fácil decidir  em ir para outro país?
Widson: Verdade, mas não vim para cá atraído somente pela questão financeira, não posso pensar apenas em dinheiro. Na verdade, vi essa proposta como uma excelente oportunidade de adquirir experiência (profissional, aperfeiçoar o inglês, tentar aprender outra idioma, o árabe) e conhecer outro país (cultura e costumes, religião, pontos turísticos, etc). Eu sabia que ficar longe da família não seria fácil para mim, mas em consenso com minha esposa e demais familiares, tive o apoio e então estou hoje aqui...
 Blog: Como foi sua recepção pelos estrangeiros?
Wildson: Fui muito bem recebido, bem instalado e acomodado no próprio clube, onde tem uma estrutura muito boa.
Blog: Qual foi a sua maior dificuldade que você enfrentou estando fora do país?
Widson: Foi muito difícil me adaptar com a comida árabe. O tempero muito diferente e forte. Mas confesso que a maior dificuldade era a saudade da família e amigos. Quando terminava os trabalhos, me via muito tempo sozinho. Hoje tenho mais contatos com outras  pessoas..tem um brasileiro e um português (treinador de Futsal).
  Blog: Fale um pouco do seu trabalho. Widson: Estou trabalhando com categoria sub 17. Atuo como treinador, e também sou responsável pela preparação física e conto com um assistente técnico para a tradução do inglês para o árabe. Tenho um treinador de goleiro e supervisor... e mais dois auxiliares para serviços gerais. Um trabalho muito difícil, pois os jovens aqui não tem a mesma predisposição para o esporte como no Brasil. Aqui ainda, não é comum as crianças terem sonho de ser jogador. O futebol não é uma "prioridade", e por isso eles acabam faltando em muitos treinos...dando desculpas do cansaço. Não se ver muita motivação para o futebol e consequentemente isso atrapalha os resultados.

Blog: O que você acha que pode ser feito para mudar essa realidade?
Widson: O objetivo do clube é mudar essas situações, implantado uma nova filosofia de trabalho. Precisamos fazer mudanças no gerenciamento do futebol, implantando uma  gestão esportiva bem consistente e com metas bem definidas. Metas capaz de  superar a  ênfase que se dá a política. Pois o projeto principal é que em 3 anos o time esteja participando de campeonatos nacionais. Sei que não será fácil, mais farei o meu melhor para que possamos fazer uma gestão profissional nesse club.
Blog: Fale-me sobre a estrutura de time árabe, e qual a previsão para você voltar ao Brasil?
Wildson: A estrutura física do clube é muito boa... de fazer inveja a qualquer clube do ES e a muitos clubes grandes do Brasil. Na área do clube tem um estádio com arquibancadas, 3 campos de treinos, sendo um de grama sintética. Tem um ginásio poliesportivo coberto e com ar condicionado, uma piscina semi-olímpica, duas saunas, uma piscina com hidromassagem, uma academia de musculação, centro de fisioterapia e consultório medico.. com um fisioterapeuta e dois médicos. 

Ainda tem um prédio da administração.. com salas de reuniões..escritórios..salas de livraria e computadores, auditório e sala de convivência. A  estrutura do clube ainda conta com um hotel com restaurante... e o clube tem uma vila com 6 quartos com cozinha e banheiro para os treinadores. Detalhe, aqui os jogadores ainda recebem salário desde dos 8 a 17 anos de idade. Qualquer jovem brasileiro gostaria de está aqui, e não podem por vários motivos. Enquanto que aqui, os garotos precisam de motivação para se "diverti" jogando bola. Meu contrato vence em 15/05/14... dois dias depois devo chegar ao Brasil.

Blog: Além dessa estrutura fantástica que o clube Al Hamriya Cultural Sport Club possui, qual a diferença entre comandar um time árabe em relação a um time capixaba?
Widson: A principal diferença é na questão financeira... as condições para o trabalho técnico são ótimas. Por outro lado, o trabalho exige mais de você como profissional.. ter uma boa metodologia conhecimentos pedagógicos, pois a tarefa é mesmo de ensinar desde das coisas mais simples do futebol.
Blog: Gostaria de deixar algum recado para família e Amigos que estão no Brasil?
Widson: Agradecer primeiramente a Deus por ter me dado essa oportunidade. A minha esposa pela confiança e apoio. Aos meus familiares e amigos pelas orações e força. E, ao blog dos amigos do futebol por me dá atenção e estreitar a roda de bate-papo para falar o que está acontecendo comigo aqui.
 O blog, em nome dos Amigos do futebol, agradece a entrevista do treinador Wildson dos Anjos, deseja muito sucesso em sua caminhada, e não temos nenhuma duvida do quanto ele é capaz.




8 comentários:

Unknown disse...

parabéns sucesso amigo.

wild disse...

Obrigado Márcio..que Deus abençoe sua vida. Conto com suas oraçoes meu amigo. Forte abraço, fica na paz!

Diego G. Belshoff disse...

Forçar em Deus, pois ele esta contigo, estou torcendo pelo seu sucesso e acredito no seu trabalho, não esqueci do nosso projeto, Boa sorte meu amigo. Abraço.

wild disse...

Obrigado meu irmão!! Pelas palavras de apoio...e eu também não esqueci o projeto, ele está no meu coração. Abração..fica na paz do nosso Deus...felicidades!!

Elder (Pitu) disse...

Parabéns pelo seu trabalho parcero....sabíamos q vc iria longe...grande abraço!

wild disse...

Obrigado meu amigo!! sabemos que o seu potencial tbm e' grande...Deus te abencoe ricamente..abracao..fica na paz

Unknown disse...

Muito sucesso Widson, Deuis te abençoe nessa nova fase, as pessoas por pouco que te conhecem sabem o quanto vc é batalhador e merece tudo que está acontecendo.

wild disse...

Amém. Obrigado Dayana! Deus abençoe sua vida. Abraço, fique na paz!

Postar um comentário

Amigos do futebol agradece seu comentário!

EM DESTAQUE NO BLOG

É tricampeão! Reds faz 2x0, mas Azulão empata ainda no primeiro tempo e se consagra como tricampeão com vitória de virada por 5x3!

Azulão se consagra como tricampeão 2017,  em 3 anos seguidos! Terminou agora pouco, mais um jogão de bola entre os Amigos do futebol....