quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

"Força e superação com Adriano de Souza". Em uma história contada por um Amigo oculto!

"Uma brincadeira aparentemente inofensiva entre garotos daquela idade, que pois  um fim em um sonho  e que quase lhe tirou a vida"
Para falar desse guerreiro, tenho que voltar no tempo, e relembrar momentos inesquecíveis de grandes alegrias no futebol, que essa incrível pessoa me proporcionou ao da à oportunidade de tê-lo como jogador e ao mesmo tempo como um grande amigo.
Pois bem, foi em 1998, ano em que formei meu primeiro time de futebol amador, no qual dei o nome de Infanto NOVA GERAÇÃO. Nome esse, que se vocês perguntarem há alguns dos garotos que jogaram nessa equipe, garanto a vocês que ninguém vai se lembrar, pois se importavam apenas em jogar futebol e nada mais.
 Eu já estava caminhando para meus 20 anos, e por isso já tinha certa maturidade e assumi a liderança daqueles garotos, que tinham idades entre 15 e 18 anos.
Desde que comecei a mexer com futebol, uma das principais características que eu exigia em uma equipe, era que ela fosse composta por jogadores de qualidades e comprometidos com os resultados dentro de campo e fora dos gramados. Nunca me hesitei em retirar jogadores do time que não se encaixassem nesse padrão, e até mesmo "puni-los" quando viessem a faltar em algum jogo.
 Foi então, que em busca de ter o melhor infanto, fui atrás de novos reforços e tive  a felicidade, de através de meu amigo Josivan (Bodi) conhecer e integrar ao time um dos melhores volantes que já jogaram em um time comandado por mim.
Foi uma breve passagem na minha equipe, mas uma passagem vitoriosa que deixou uma marca de um atleta disciplinado, de muita qualidade e comprometido com os resultados, pois sempre se doava o máximo em campo. Mesmo jogando por um  curto período conosco, ele também encerrou a sua carreira em meu time, e quem sabe, pois um fim em um sonho de ser um atleta profissional. Pois esse brilhante atleta, fez parte da escolinha de futebol do extinto Linhares Esporte clube, time que reinou na década de 90 no ES e chegou ao 3º lugar na copa do Brasil em 1994.
No dia 11/01/1998, esse garoto que contigo carregava um sonho de ser um jogador profissional e que tinha uma alegria enorme de jogar futebol com os amigos, viveu um dos maiores dramas de sua vida. Ele acordou por volta das 8 horas, tomou o seu café da manhã, colocou a sua chuteira na bolsa, montou em sua bicicleta e caminhou por cerca 1000 metros e foi fazer o que uma criança mais gostava de fazer nas manhãs de domingo. Ele foi se diverti com os amigos, jogando futebol no antigo campo do Timbuibão. Era mais um jogo marcado pela equipe NOVA GERAÇÃO, no qual ele entrou em campo as 09:30hs e fez uma das melhores partidas atuando pela minha equipe. Seu talento mais uma vez brilhou, e nesse dia, ele marcou 2 belos gols  e garantiu a vitória do nosso time pelo placar de 6x2.
Foi  um dia realmente muito especial e maravilhoso na vida daquele garoto que tinha apenas 16 anos, onde se divertiu bastante com seus amigos, sem saber ele, que talvez aquele seria seu ultimo dia como jogador de futebol, pois o futuro lhe reservara dias de muitas angustias e incertezas.
Dois dias depois (13/01), nosso talentoso jogador resolveu novamente se divertir com os Amigos. Mas dessa vez, não foi jogando futebol. Ele estava em uma lagoa próximo de sua localidade (Bebedouro) e lá resolveram fazer uma brincadeira chamada salto de ponta. Onde em momentos de grande diversão eles subiam em cima de um barranco de areia e saltavam alegremente para dentro da lagoa.
Uma brincadeira aparentemente inofensiva para meninos daquelas idades, mas que não sabiam eles, que esses momentos de alegrias seriam transformados em tristezas.
"Um salto para uma nova vida e um recomeço difícil"
Mas, em fim chegou à vez de nosso garoto saltar. Ele se posicionou como todos os demais amigos e saltou para um salto que mudaria a sua vida para sempre. Onde os sonhos de um menino que queria ser um jogador profissional ficaram para trás e deu lugar a uma luta pela sobrevivência. Pois o que aqueles meninos menos previam que poderia acontecer naquele momento de diversão, acabou acontecendo....O barranco de areia quebrou, e ele acabou batendo com a cabeça na parte rasa da lagoa. Onde as consequências foram quebrar a quinta vértebra cervical e posteriormente o problema atingiu a sexta vértebra que o deixou tetraplégico. O que era para ser apenas mais um momento de diversão e alegria, se tornou um grande pesadelo na sua vida.
Que drama e sofrimento viveu aquele garoto, que ficou 3 meses no hospital, sendo que 40 dias foram em estado de coma (dado como morto). 
A essa altura, não se pensava mais em futebol, a luta agora era pela vida. O que a família e amigos mais queriam naquele momento, era que aquele menino sobrevivesse, pois o amavam. O seu estado  realmente era muito critico e muita gente já diziam sem esperança que ele não resistiria essa batalha  pela sobrevivência.
Fiquei muito abalado com o que aconteceu, a minha cabeça só pensava na recuperação do meu amigo, eu não aceitava o fato de saber que ele corria risco de morte. Então, não me restou outra alternativa a não se dobrar os joelhos e orar a Deus todas as noites pela sua vida. E tenho a certeza, que Deus ouviu o meu clamor e de todos que oravam por ele, pois aquele menino que algumas pessoas não acreditavam em sua recuperação, sobreviveu como um verdadeiro milagre de Deus.
O acidente lhe deixou sequelas e sua vida nunca mais foi à mesma. Mas isso, não fez dele uma pessoa inútil, pelo contrario, Deus  trouxera a alegria de volta para a sua vida e estabeleceu um novo projeto de vida, dessa vez, com a missão de ser feliz e  proporcionar alegria e educação para as crianças, através do futebol...

2 comentários:

Unknown disse...

grande Adriano primo querido Deus tem honrado grandemente sua vida

Anônimo disse...

Deus o abencoe viu !? ...

Postar um comentário

Amigos do futebol agradece seu comentário!

EM DESTAQUE NO BLOG

É tricampeão! Reds faz 2x0, mas Azulão empata ainda no primeiro tempo e se consagra como tricampeão com vitória de virada por 5x3!

Azulão se consagra como tricampeão 2017,  em 3 anos seguidos! Terminou agora pouco, mais um jogão de bola entre os Amigos do futebol....