terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jovens talentosos deram um show de bola e venceram todos amistosos contra times da primeira divisão (parte 03)

Em 2004 o SPORT CLUB BEBEDOURO, voltou com um novo projeto e com muitas mudanças, principalmente em relação ao elenco de jogadores. Lembra daqueles jogadores, que no jogo contra a DELARI, “encheram a cara” e perderam o jogo? Pois é, todos aqueles jogadores foram retirados do time e deram lugar a outros mais comprometidos e com futebol de melhor qualidade.
Muitas pessoas perguntaram ao Edésio, porque não afastou os jogadores no momento em que cometeram os erros e só fez no ano seguinte, e ele respondeu; “o campeonato era curto, e não permitia inscrever mais jogadores, a punição teve que ficar para o momento certo”. Claro que os jogadores que foram afastados, não sabiam que isso iria acontecer, mas já estava tudo certo, desde do dia em que perderam o comprometimento fora de campo.
Foi uma grande renovação no time, além desses jogadores que foram retirados da equipe, devido aos problemas citados, outros não foram convidados a participar desse novo projeto, pois se fez necessário uma mudança estratégica para ter uma equipe mais competitiva. Do total de 21 jogadores que foram inscritos para o campeonato de 2003, apenas 7 foram mantidos. Não foi fácil deixar de fora, jogadores que foram leiais com o time. Mas o Edésio deixou de fora e garante que isso não abalou a convivência com esses jogadores que saíram, referindo-se ao respeito e a amizade de ambas as partes.
Daí para frente, foi quase tudo alegria. O time tinha um elenco de qualidade, e recursos para fazer os transportes dos jogadores durante a competição. Fez vários amistosos contra equipes da primeira divisão e venceu todos os jogos. Era uma equipe bem jovem, que se destacava com um futebol competitivo e de qualidade e que tinha comprometimento. Interessante, que em time de qualidade, jogadores não gostam muito de aceitar a reserva, mas eles estavam tão determinados pelo objetivo traçado, que isso não era problema. Eles tinham entendimento do projeto e havia uma amizade muito forte, pois todos os jogadores eram de Bebedouro. Chegar nesse patamar não foi fácil, o Edésio teve que fazer uma articulação muito bem feita fora de campo, para entregar o time nas mãos do técnico Igor.
Quase tudo era alegria, se não fosse o ano político, em que o presidente da Lidal Jair Reali, se candidatou a vereador. Segundo Jair, em reuniões feitas com os representantes dos clubes que disputariam o campeonato, a competição só aconteceria se ele fosse eleito vereador. Segundo ele, caso perdesse não haveria recursos para realizar tal competição. O presidente da Lidal acabou perdendo a eleição e cumpriu o que falou, não realizou o campeonato!
O que mais intrigou a direção S.C.B, foi o fato da competição ter sido realizada no ano de 2003 sem Jair Reali ser vereador. Mas isso, deixo para vocês leitores fazerem suas conclusões.
Um projeto de um ano inteiro foi jogado no “lixo”, sem falar no prejuízo moral para a pessoa do Edésio. Pois ele fez uma articulação com jogadores para não jogarem a primeira divisão, afim de realizar um sonho de ter um time local bastante competitivo em Bebedouro. E assim os jogadores confiaram nele, e não e jogaram a primeira divisão.
O projeto era ser campeão da terceira divisão, chegar à segunda divisão e posteriormente à primeira divisão. Ou seja, o SPORT CLUB BEBEDOURO, era um time montado para a terceira divisão, mas que jogaria a competição com um time de jogadores da primeira divisão. Como falei anteriormente, esse time fez amistosos contra os times da primeira divisão e venceu todas as partidas. Tinha tudo para estar na elite do futebol de Linhares.
Mas tarde, o presidente da Lidal resolveu atrelar ao torneio primeiro de maio, duas vagas para disputar a segunda divisão do campeonato amador de Linhares. Mas era complicado, ficar a depender da “sorte” de disputar um campeonato, tendo que ser campeão ou vice, num torneio de tempos de 10 minutos, onde disputavam 120 times, isso era muito complicado! 
O time participou do primeiro de maio e até que se classificou para a fase principal do torneio, mas perdeu para um time bastante inferior, na disputa de pênaltis. Em torneios nem sempre o melhor vence, às vezes, muitos fatores favorece o resultado final, como por exemplo cobrança de pênalti(concentração) e o fator sorte que muitas consideram, ou a competência.
No ano em que a direção do SPORT CLUB BEBEDOURO, fez tudo certo à política “melou” tudo, e se ficou alguma coisa de bom, foram às lembranças das alegrias que esse time deixou, de uma equipe jovem que buscava superar os seus limites, com um futebol de qualidade e uma amizade que dura até hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez quero parabeniza-lo pela postagem..muito bom!! nós vivemos todas essas situações, mas com o passar dos anos alguns detalhes vão se escondendo em nossa memória. Desta forma, destaco a importância deste blog com suas postagens, que nos faz relembrar todas as situações que envolveu a bela passagem do Sport Club Bebedouro na história do futebol do nosso Bairro.Abraço, WA.

Postar um comentário

Amigos do futebol agradece seu comentário!

EM DESTAQUE NO BLOG

É tricampeão! Reds faz 2x0, mas Azulão empata ainda no primeiro tempo e se consagra como tricampeão com vitória de virada por 5x3!

Azulão se consagra como tricampeão 2017,  em 3 anos seguidos! Terminou agora pouco, mais um jogão de bola entre os Amigos do futebol....